Foto: Nathália Schneider (Diário)
A cidade de Santa Maria entrou em um novo patamar esportivo na tarde da última sexta-feira. Em uma cerimônia com a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, a nova pista de atletismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi oficialmente inaugurada.
– Hoje é dia de festa. É um dia de congratular um trabalho de muitas mãos, um sonho de muitos anos – celebrou o coordenador da equipe de atletismo da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo Lemos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em seu discurso, Ana Moser ressaltou a importância do investimento em políticas públicas voltadas ao esporte:
– Queremos fazer uma revolução no esporte no Brasil. É um esforço que temos que fazer, e essa é minha grande missão. Esporte é educação, saúde, desenvolvimento humano, integração e convivência. Um dos troféus que vamos levantar esse ano é essa pista, mas isso vai continuar. Queremos entregar daqui a quatro anos um país com o esporte muito mais forte.
Com um investimento de aproximadamente R$ 7,9 milhões, a construção começou no início de 2020 com previsão de entrega para metade daquele ano. Por conta da pandemia e de processos de reequilíbrio financeiro, a obra precisou ser adiada por quase dois anos.
Em 2022, o local foi finalizado e já é utilizado pelo curso de Educação Física da instituição.
Com padrões olímpicos, a estrutura de carvão batido foi substituída pelo piso sintético e emborrachado, seguindo os níveis da World Athletics, órgão que gere o atletismo em nível mundial. A prática esportiva no local se equipara às pistas de corrida que são utilizadas em campeonatos mundiais e em Jogos Olímpicos.
Para aproveitar a nova estrutura, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM está atuando em conjunto com a Secretária de Esporte e Lazer para que o município seja sede dos próximos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs).
Na manhã de sexta-feira, antes da inauguração oficial, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, participou de uma reunião com os representantes da UFSM e do JUGs para tratar sobre o assunto.
A expectativa é que cerca de mil atletas venham para Santa Maria movimentando o setor esportivo, econômico e cultural da cidade.
– Santa Maria está no cenário nacional do atletismo com esse equipamento público. Isso traz um futuro promissor para a cidade receber grandes eventos. Estamos no contexto de negociação, mas de antemão eu já disse que o município é parceiro de realizar esse evento – destacou Gilvan.
Para o presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs), Marcos Andrade, a construção da pista tem papel fundamental para o desenvolvimento do esporte na região.
– Temos algumas pistas como essa no Estado, mas não conseguimos atender todo o território do Rio Grande do Sul. Ter uma em Santa Maria, na Região Central, é fundamental para a cidade e para os atletas daqui – avalia Andrade.