Pista de atletismo da UFSM está oficialmente inaugurada

Pista de atletismo da UFSM está oficialmente inaugurada

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A cidade de Santa Maria entrou em um novo patamar esportivo na tarde da última sexta-feira. Em uma cerimônia com a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, a nova pista de atletismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi oficialmente inaugurada.

 
– Hoje é dia de festa. É um dia de congratular um trabalho de muitas mãos, um sonho de muitos anos – celebrou o coordenador da equipe de atletismo da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo Lemos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 

Em seu discurso, Ana Moser ressaltou a importância do investimento em políticas públicas voltadas ao esporte:

– Queremos fazer uma revolução no esporte no Brasil. É um esforço que temos que fazer, e essa é minha grande missão. Esporte é educação, saúde, desenvolvimento humano, integração e convivência. Um dos troféus que vamos levantar esse ano é essa pista, mas isso vai continuar. Queremos entregar daqui a quatro anos um país com o esporte muito mais forte.

Com um investimento de aproximadamente R$ 7,9 milhões, a construção começou no início de 2020 com previsão de entrega para metade daquele ano. Por conta da pandemia e de processos de reequilíbrio financeiro, a obra precisou ser adiada por quase dois anos.

Em 2022, o local foi finalizado e já é utilizado pelo curso de Educação Física da instituição.

Com padrões olímpicos, a estrutura de carvão batido foi substituída pelo piso sintético e emborrachado, seguindo os níveis da World Athletics, órgão que gere o atletismo em nível mundial. A prática esportiva no local se equipara às pistas de corrida que são utilizadas em campeonatos mundiais e em Jogos Olímpicos.

Para aproveitar a nova estrutura, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM está atuando em conjunto com a Secretária de Esporte e Lazer para que o município seja sede dos próximos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs).

Na manhã de sexta-feira, antes da inauguração oficial, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, participou de uma reunião com os representantes da UFSM e do JUGs para tratar sobre o assunto.

A expectativa é que cerca de mil atletas venham para Santa Maria movimentando o setor esportivo, econômico e cultural da cidade.

– Santa Maria está no cenário nacional do atletismo com esse equipamento público. Isso traz um futuro promissor para a cidade receber grandes eventos. Estamos no contexto de negociação, mas de antemão eu já disse que o município é parceiro de realizar esse evento – destacou Gilvan.

Para o presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs), Marcos Andrade, a construção da pista tem papel fundamental para o desenvolvimento do esporte na região.

– Temos algumas pistas como essa no Estado, mas não conseguimos atender todo o território do Rio Grande do Sul. Ter uma em Santa Maria, na Região Central, é fundamental para a cidade e para os atletas daqui – avalia Andrade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Luis Gustavo Santos

luis.santos@diariosm.com.br

Inter-SM volta a campo em duelo que marca a reinauguração dos refletores do Presidente Vargas Anterior

Inter-SM volta a campo em duelo que marca a reinauguração dos refletores do Presidente Vargas

AVF disputa etapa do estadual mirim de vôlei que ocorre em Santa Maria Próximo

AVF disputa etapa do estadual mirim de vôlei que ocorre em Santa Maria

Esportes